DICAS
COM QUAL FREQUÊNCIA DEVO FREQUENTAR UM OFTALMOLOGISTA?
O oftalmologista é o médico responsável pela saúde dos olhos. Ele estuda, examina, prescreve correções para a visão e trata patologias oculares. Frequentar um oftalmologista é extremamente importante e deve acontecer ao longo de toda a vida. As necessidades e assiduidade serão determinados de acordo com a idade do paciente, histórico familiar ou com a presença de patologias que requeiram mais atenção.
O importante é entender que algumas doenças oftalmológicas podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente, o que aumentam as chances de o tratamento ser bem-sucedido. Entenda com qual frequência você deve frequentar um oftalmologista.
Acompanhamento desde o pré-natal
O cuidado com a saúde oftalmológica começa ainda durante o pré-natal. Nesta etapa é possível detectar doenças na mãe que podem causar cegueira nos fetos, como a rubéola, toxoplasmose e até mesmo sífilis. Da mesma forma, durante os exames será possível notar más-formações que afetem a visão da criança. Dados do Ministério da Saúde apontam que 40% dos casos de cegueira infantil poderiam ser evitados ou tratados se tivessem sido detectados durante o pré-natal.
Os 40: hora de frequentar um oftalmologista
Jovens e adultos que não apresentam patologias oftalmológicas podem manter a frequência das consultas anualmente. Entretanto, ao atingir os 40 anos, o tempo entre os exames de rotina deve diminuir para um ano. Frequentar um oftalmologista deverá tornar-se um hábito anual. Isso porque a partir desta idade, os olhos passam por mudanças e podem começar a apresentar sintomas de patologias como o glaucoma e a catarata. Sem tratamento, o glaucoma pode levar à cegueira irreversível. Já a catarata, quando tratada precocemente, permite a recuperação total da função visual.
Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo